Caderno ou Fichário?

By Jessica Bottari - segunda-feira, janeiro 26, 2015


Minhas aulas na faculdade estão um pouco longe de começar, mas como eu amo itens de papelaria, já estou pensando no que comprar: caderno ou fichário.

Quando eu estava na escola eu costuma comprar dois cadernos de 10 matérias (um para cada semestre) e mais um de uma matéria para ciências (biologia, química e física), em alguns anos eu conseguia comprar apenas um de 10 matérias. Parece muito, mas era a minha forma de me organizar. Muitas vezes as páginas de alguma matéria terminavam e eu tinha que migrar a matéria para outra no caderno e isso causava uma enorme desorganização. Mas eu já conhecia o método da minha escola e sabia quantas folhas cada professor usava mais ou menos.

Para a faculdade eu decidi que seria melhor usar um caderno-fichário (se você não conhece, continue lendo). Ao meu ver, é melhor para organizar as folhas e as anotações. 

Como cada um tem sua forma de se organizar, vou postar as vantagens e desvantagens para cada um.

Caderno
1. Caderno Marie | 2. Caderno Paul Frank | 3. Caderno Paris | 4. Caderno Skelanimals | 5. Caderno Neon | 6. Caderno Universidade de Monstros
Se você não costuma ser muito organizada essa é a melhor opção. No caderno as folhas são fixas e o risco de perdê-las é menor, porém no final do ano pode acabar faltando folhas - como acontecia comigo - e você vai precisar comprar outro caderno. Além disso, se estiver distraída e copiar a matéria no local errado, você terá que reescrever tudinho!

Fichário
1. Fichário Tinker Bell | 2. Fichário Snoppy | 3. Fichário Red Nose | 4. Fichário Minions | 5. Fichário Jolie | 6. Fichário Moster High
A melhor opção para quem quer praticidade. Dá para levar as folhas na hora de estudar na casa de alguém e personalizá-lo com várias folhas diferentes. Mas ele pode ser grande e pesado e as folhas tendem a rasgar com mais facilidade. 

Caderno-Fichário (ou caderno argolado)
1. Caderno-Fichário Monster High | 2. Caderno-Fichário Jolie | 3. Caderno-Fichário Capricho
Uma boa opção para se livrar do peso do fichário é o caderno-fichário, ele é do tamanho de um caderno porém as folhas são removíveis. Além disso ele vem com 4 capas diferentes, ou seja, dá para usar por um bom tempo, né?

As opções são poucas e os preços costumam ser mais caros que dos cadernos comuns, porém é mais barato que fichário.

Quais vocês escolheram? Cometem ;)

  • Share:

Você também poderá gostar

4 comentários

  1. Oi Jessica, eu gostava de usar os cadernos porque comprava com capas diferentes mas depois que usei o fichário achei muito prático. Esse primeiro fichário é tão lindo. Mas como fichário fica sem jeito pra faculdade vou usar sua dica do caderno-fichário!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter ajudado ;)
      Eu fiquei louca assim que eu vi esse caderno-fichário, parece que ele junta todas as coisas boas dos dois em um lugar só hahaha

      Excluir
  2. Oi Jessica!
    Não conhecia o caderno-fichário e achei uma alternativa bem bacana. Sempre usei cadernos, porém ultimamente tive bastante dificuldade para organizar os conteúdos e percebi que seria melhor usar o fichário. Estou pensando em comprar o caderno-fichário, mas vi alguns comentários acerca como de serem bastante frágeis, as argolinha quebram fácil... Vc teve desses problemas com o seu??

    Beijãao linda! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, tudo bem?

      Faço faculdade de Design Gráfico e fico só no computador. Acabei não precisando usar nenhum deles :/

      O caderno-fichário normalmente vem algumas argolas extras, então se quebrar você não estraga o caderno, mas acho que isso é questão de cuidado mesmo. A folha de fichário é bem sensível, mas se você mexer nela com cuidado, ela não rasga. O mesmo vale para as argolas.Todo cuidado é pouco ;)

      Tenho amigas que usam o caderno-fichário e não tiveram problemas com as argolas. Espero que você não tenha caso venha a comprar.

      Beijos e obrigada pelo comentário. Espero ter te ajudado ;)

      Excluir