Resenha: Um livro para ser entendido

By Jessica Bottari - quarta-feira, fevereiro 08, 2017


Autor(a): Pedro HMC
Editora: Outro Planeta
Páginas: 239
Ano: 2016
Classificação: ✰✰✰✰✰

Tive o prazer de conhecer o canal no YouTube do autor recentemente, e desde o início, se tornou um dos meus canais favoritos. O Põe na Roda é um canal criado por ele para falar de assuntos relacionados a comunidade LGBT - especialmente os Gs que são os mais mencionados - e ajudar não só os membros, mas também os que se solidarizam com a causa, a conhecer mais sobre a diversidade que está tão presente no nosso mundo e que está tomando cada vez mais espaço na nossa sociedade.

O livro não é um romance, na verdade, não sei muito bem onde ele se encaixaria porque sou péssima para separar gêneros, mas eu diria que é um auto-ajuda, pois é isso que ele faz: ajuda. Não só os "unicórnios" - como são chamados carinhosamente, por algumas pessoas - mas, a todos os que querem abrir a mente para entender essa comunidade que está ganhando tanta visibilidade e conquistando, aos poucos, os direitos que merecem. E se você é uma dessas pessoas mente aberta, deixo o que vocês irão encontrar ao ler esse livro:

"Por isso, você, entendido ou não entendido, é muito bem-vindo para ler este livro e ficar entendendo algumas coisas, como: nasce ou torna-se gay? Desde quando sou gay? Por que tantos rótulos? E o estereótipo? O que são as muitas letras da sigla LGBT? Meu amigo é gay? O que não dizer pro meu amigo gay? Como é viver no armário? Como se assumir? E a família tradicional brasileira? E a Bíblia? E os homofóbicos? E, principalmente, QUEM ESSE VIADO PENSA QUE É pra falar sobre todos esses assuntos? Fez a chuca e tá querendo cagar regra agora? Meu Deus, o que ele acabou de dizer? Pois bem, seria legal você ler este livro pra entender muitas dessas coisas."

Deu para notar que o livro fala de muitas coisas, não é? Além de todos esses tópicos, o livro também conta com QR Codes que te direciona aos vídeos do Põe na Roda que abordaram os assuntos do capítulo, aprofundando o tema. Como já assisti todos os vídeos do canal, não assisti novamente enquanto lia, mas vale muito a pena parar um pouquinho para ver. Alguns são muito emocionantes e ajuda a nos colocar no lugar no outro.

Como já está bem claro pela quantidade de estrelas que eu dei, amei o livro. Não só pelo conteúdo, mas pela linguagem informal usada. Deixou o livro menos "sério" e mais dinâmico. Sem parecer que estamos tendo uma aula, mas conversando com um amigo nosso. Além de tornar o livro mais fácil de ler, nos arranca boas risadas com as expressões usadas.

Acharam o livro interessante? Pretende ler? Me contem nos comentários ;)

  • Share:

Você também poderá gostar

6 comentários

  1. Nossa que livro bacana, eu não conhecia o canal,achei muito interessante, com certeza vou ler.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim. Ele é muito legal *--*
      O canal também é incrível. Risada garantida ;)

      Excluir
  2. O título do livro me chamou atenção... Também não conhecia o canal, parece ser interessante. Vou guardar o nome desse livro aqui pra ler depois! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o livro quanto o canal são super interessantes. Você não irá se arrepender ;)

      Excluir
  3. Amei conhecer, obrigada por partilhar!
    Adorei o seu blog e segui, espero vc no meu linda*
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de conhecer. Quando ler, me diz o que achou ;)

      Excluir