22.4.15

Fairy Tales: João e Maria


Para essa semana eu resolvi não falar de uma princesa, mas sim de uma história que todo mundo já deve ter escutado falar: João e Maria. Se seus pais não liam essa história para te ensinar a nunca ir muito longe de casa, continue lendo esse post.


Na versão contada pela Disney, João e Maria são mandados para florestas para colherem amoras. Para não se perderem eles deixam pedacinhos de pão no chão que são comidos por pássaros. Sem saber como voltar para casa, eles acham uma casinha feita de doces, porém, nela mora uma bruxa.

A bruxa os convida para entrar e prende João em uma gaiola, e fica alimentando ele por um tempo até ele ficar gordinho para que ela então possa o comer. Maria, é feita de faxineira e é obrigada a arrumar e limpar a casa da bruxa.

Como a bruxa era meio cega, Maria fala para o João mostrar um osso de frango no lugar do dedo dele - a bruxa pedia o dedo dele para ela ver se ele já estava gordinho o suficiente - para que ela não os matasse. Cansada de esperar a bruxa decide comer ele assim mesmo e quando ela vai ligar o forno, Maria a joga para dentro e a tranca.


A versão antiga não é tão assustadora como nos posts anteriores. As mudanças são poucas. 

O início da história é semelhante, porém em vez da bruxa são um casal de demônios que querem colocar o João na guilhotina. A esposa do demônio manda Maria colocar o irmão lá, mas Maria finge não saber como e pede para ela demonstrar. Quando a 'demônia' mostra como, as crianças cortam a cabeça dela e fogem. 

Algumas histórias falam que o demônio as perseguiu e as matou fazendo um ritual, mas não são em todas que o demônio é citado.

Espero que vocês tenham gostado dessa história mais suave. Vocês já conheciam essa versão? Que história você quer ver por aqui? Deixem nos comentários ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz