1.4.16

Resenha: Como Ser uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo


Autor(a): Sophia Mas; Audrey Diwan; Caroline de Maigret; Anne Berest;
Editora: Fontanar
Páginas: 262
Ano: 2014
Classificação: ✰✰✰✰

Sou apaixonada por Paris desde sempre, por isso quando vi a proposta desse livro fiquei louca para ler, pois, além de aprender a ser uma, poderia também entender melhor a cabeça delas. Doideira? Talvez. Já deixo registrado que não apoio que ninguém mude quem é para se encaixar em algum lugar ou agradar alguém, principalmente se for para mudar algo que você não considera bom para si. Ironicamente, é mais ou menos sobre isso que o livro fala.

O livro começa com várias regrinhas estúpidas, como "Escolha algo que todos amam: filhotes de gato, morango... e deteste-o." para logo em seguida falar de diversas parisienses famosas e o que elas fizeram para serem conhecidas, e logo percebemos que o que fez elas chegarem aonde chegaram foi que elas mudaram as regras, porque ser parisiense é isso mesmo: fazer suas próprias regras. É tudo bem doido e contraditório.
“Quando trabalhamos para agradar os outros, não é possível ter sucesso, mas quando fazemos as coisas para satisfazer a nós mesmos, podemos acabar atraindo o interesse de alguém.” — MARCEL PROUST, PASTICHES ET MÉLANGES
Além de dicas sem sentido também tem várias receitas que quero muito ver se são boas. Se minha preguiça ficar de lado, eu conto o que achei lá no twitter.

Por ser um livro doido, acaba sendo bem divertido. É ótimo para quem quer ler algo para relaxar a mente, mas ele também deu uma leve destruída na imagem das parisienses. Em certos momentos o livro mostra que elas são livres e independentes. Não gostam de ser controladas e adoram surpreender a todos, mas em outros, ela parece ser egoísta e insensível. Acho que essa divergência se deve ao fato de serem quatro autoras diferentes que tem pontos de vista diferentes. O que é bom para mostrar que nem todas são iguais.

Caso esteja interessado eu sugiro que não crie muitas expectativas. O livro é bom, mas não é a solução dos problemas. Ele não te deixará boquiaberta com a qualidade, mas é ótimo para entreter e aliviar a tensão do dia a dia.

Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com a amiga que ama Paris :P

4 comentários:

  1. Oi Jessica,
    Esse livro me chama a atenção, sabe? Não sei o que pensar dele, mas quero ler. Sua resenha foi ótima para esclarecer algumas dúvidas que tinha sobre ele.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou Alessandra. Quero ler sua resenha quando acabar de ler ;)

      Beijos :*

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Amei a proposta do livro, já quero muito ler, ah eu to seguindo o blog :)
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou por ele e obrigada por seguir ;)

      Excluir

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz